top of page
  • Foto do escritorCaroline Rodrigues

Quais são os benefícios de estudar um novo idioma?

Se você está em dúvida se deve começar a estudar um novo idioma, aqui vai um empurrãozinho.

Pessoas estimulando um cérebro em tamanho gigante através de fios, um computador e peças de engrenagem.

Os humanos transmitem pensamentos, desejos e informações uns aos outros através da linguagem. Usamos diversos tipos de linguagens para nos comunicar. É uma forma de desvendar problemas, pensar em alternativas, fantasiar, debater e muito mais.

Apesar de existirem mais de 7.100 idiomas, o ser humano fala em geral de dois a quatro idiomas ao longo de sua vida, sendo que um desses é a sua língua materna.

Muitos se contentam em falar somente a primeira língua, mas há diversos benefícios em estudar um segundo idioma. Neste artigo, exploramos alguns deles.


1. Melhora a Memória e as Funções Cerebrais

Aprender um ou mais idiomas traz muitos benefícios cognitivos para os seres humanos. Quanto mais nosso cérebro é usado para aprender novas habilidades, mais funções se tornam ativas em nosso cérebro, o que faz com que ele se torne mais saudável e afiado. Um novo idioma, com novo vocabulário e novas regras gramaticais, força seu cérebro a trabalhar para memorizar tudo isso. Mas, em que toda essa atividade cerebral me ajuda neste momento?

  • Melhora nas habilidades de resolver problemas e no pensamento crítico;

  • Melhora na memória;

  • Melhora na concentração;

  • Habilidade em transitar entre tarefas concorrentes; e

  • Maior habilidade em monitorar o ambiente.

Como se isso não fosse suficiente, aprender um ou mais idiomas também combate o declínio cognitivo.


2. Novas Oportunidades de Trabalho e Valorização Profissional

No mundo de hoje, habilidades linguísticas são muito importantes, independentemente do setor em que você trabalha. As chances de encontrar um emprego como falante bilíngue, ou como poliglota, são maiores, já que mais e mais empresas consideram isso importante. Elas procuram profissionais que saibam se comunicar com clientes de outros países de forma correta e precisa.

Melhorar suas habilidades linguísticas estudando um novo idioma vai colocá-lo um passo a frente de seus competidores na busca por um emprego. As pesquisas demonstram essa vantagem competitiva. Além disso, falar mais de um idioma abre mais oportunidades.


3. Tornar-se um Comunicador Melhor


Dois homens, cada um segurando uma peça de quebra-cabeças, prestes a encaixá-las.

Aprender um novo idioma oferece a oportunidade de se comunicar com pessoas que também falam esse idioma. O objetivo é ser capaz de se conectar com os outros e transmitir a mensagem ao se comunicar. As habilidades de comunicação são aquelas que usamos para interagir com os outros. Elas nos ajudam a entender melhor as pessoas e ver as situações com mais clareza. Essas habilidades são geralmente divididas nos seguintes grupos:

  1. Comunicação Escrita

  2. Comunicação Oral

  3. Comunicação Não-verbal

  4. Escuta Ativa

  5. Comunicação Contextual

Pessoas bilíngues ou poliglotas têm a possibilidade de desenvolver estas habilidades de comunicação tanto em sua língua materna quanto no idioma, ou nos idiomas, que fala, o que faz com que sejam considerados bons comunicadores.

4. Melhores Funções Executivas na Vida Pessoal e Profissional

Além do fato de que suas habilidades linguísticas melhoram, há outras habilidades que você desenvolve ao aprender um novo idioma. Essa melhora é tanto pessoal quanto profissional. Você se desenvolverá em três áreas porque você estará aprendendo, ou aprendeu, um novo idioma:

Habilidades de escuta: Quando você estuda um língua estrangeira, seu cérebro é forçado a distinguir entre diferentes tipos de sons e linguagens. Consequentemente, aprender um idioma resulta em uma melhora nas suas habilidades de escuta.

Habilidades de resolução de problemas: As pesquisas demonstram que pessoas que falam um segundo idioma são mais criativas quando precisam resolver problemas do que pessoas que só falam a língua materna. Elas desenvolveram uma forma de pensar que é mais aberta e objetiva, fazendo com que elas encontrem soluções diferenciadas.

Habilidades de gerenciamento do tempo: Aprender um idioma requer um alto grau de disciplina, na maioria dos casos, o que exige um bom gerenciamento do tempo. Portanto, as pessoas que aprendem um novo idioma são, em geral, mais capazes de gerenciar seu próprio tempo.



Aprender um novo idioma pode levar bastante tempo e requer muita disciplina. Entretanto, melhorar as suas habilidades linguísticas nunca será um desperdício de seu tempo. Pelo contrário, esses e outros benefícios poderão impactar tanto sua vida pessoal quanto profissional de forma muito positiva.

Se você tem vontade de estudar um outro idioma, acredito que este artigo deixou você ainda mais animado, não é? Tenho certeza de que você não vai se arrepender.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page